Home
Avaliação Institucional é tema de livro PDF Imprimir E-mail

Raquel Cristina Ferraroni Sanches, autora do livro "Avaliação Institucional"Avaliação Institucional é tema de livro lançado por pró-reitora do Univem

Publicado pela Editora IESDE Brasil S.A., acaba de sair do prelo o livro “Avaliação Institucional”, de autoria da professora-doutora Raquel Cristina Ferraroni Sanches, responsável pela Seção de Avaliação Institucional do Univem, c
oordenadora pedagógica e pró-reitora de Graduação.

Tendo como público alvo os gestores de instituições de ensino superior (IES), docentes universitários e alunos dos cursos de Pedagogia, a obra procura discutir como a educação superior está configurada no cenário nacional e o papel cumprido pela Avaliação Institucional para a melhoria da qualidade.

“A intenção foi discutir a responsabilidade das IES, que vai além de garantir a formação humana, devendo também estimular a interferência dos estudantes no meio em que vivem de modo mais justo e solidário”, explica a autora.

Para tanto, ela enfatiza a necessidade de autoconhecimento, para que as IES busquem a melhoria de suas ações, o aprimoramento em seus projetos e o fortalecimento de seu compromisso social enquanto instância de ensino, pesquisa e extensão.

“A convicção de que a Avaliação Institucional deve ser um processo ininterrupto de busca pela qualidade pressupõe e exige que os atores estejam preparados para participar de processos de reconstrução”, alerta Raquel. “Se tudo muda num ritmo acelerado, também os processos que envolvem instituições, como é o caso das universidades, devem acompanhar esse dinamismo exigido pelos meios científicos, tecnológicos, culturais, organizacionais, políticos e sociais”, enfatiza

A autora destaca, também, que quando o processo de avaliação é sólido e seguro, revela os pontos fortes e fracos, que auxiliam na busca de novas direções, subsidiando o planejamento estratégico da instituição.

Ela conclui lembrando que o papel reflexivo da Avaliação Institucional oferece subsídios para a tomada de decisão, isto é, para a formulação de ações pedagógicas e administrativas, constituindo-se na base para a condução dos Projetos Pedagógicos. “Para que essas reflexões deixem o papel, é preciso criar um contexto em que as instituições sejam ágeis, valorizem a si próprias e sejam capazes de se questionar.”


Serviço

O livro pode ser adquirido pelo site do IESDE (www.iesde.com.br).

Fonte: http://www.fundanet.br/jornal/materia.asp?mat=6

 

Adicionar comentário

Seu apelido/nome:
seu email:
Seu website:
Assunto:
Comentário: